Modelo De Treinamento Estratégia


Enquadramento Estratégico Educação e Formação 2020 Qual é o papel da UE na educação e formação Cada país da UE é responsável pelos seus próprios sistemas de educação e formação. A política da UE destina-se a apoiar a acção nacional ea ajudar a enfrentar os desafios comuns. Tais como o envelhecimento da sociedade, défices de competências na força de trabalho. Evolução tecnológica e concorrência global. Educação e formação 2020 (ET 2020) é o quadro de cooperação em matéria de educação e formação. O ET 2020 é um fórum para o intercâmbio de boas práticas, a aprendizagem mútua, a recolha e divulgação de informações e provas do que funciona, bem como aconselhamento e apoio para reformas de políticas. A fim de assegurar a implementação bem sucedida de ET 2020, os grupos de trabalho compostos por peritos designados pelos países membros e outras partes interessadas chave trabalham em ferramentas e orientações políticas comuns a nível da UE. O Erasmus disponibiliza fundos para apoio político e projectos inovadores para actividades que promovam a aprendizagem ea educação a todos os níveis e para todas as faixas etárias. Em 2009, a ET 2020 definiu quatro objectivos comuns da UE para enfrentar os desafios dos sistemas de educação e formação até 2020: tornar a aprendizagem ao longo da vida ea mobilidade uma realidade Melhorar a qualidade ea eficiência da educação e da formação Promover a equidade, a coesão social e a cidadania activa Aumentar a criatividade ea inovação , Incluindo o empreendedorismo. A todos os níveis de educação e formação. Para a educação, foram estabelecidos os seguintes indicadores de referência da UE para 2020: Pelo menos 95 crianças (de 4 até à idade escolar obrigatória) devem participar na educação infantil a menos de 15 dos 15 anos de idade - com conhecimentos de leitura, matemática e ciências, a taxa de abandono precoce da educação e formação com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos deve ser inferior a 10; pelo menos 40 das pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 34 anos devem ter completado algum tipo de ensino superior; Aprendizagem ao longo da vida, pelo menos 20 dos diplomados do ensino superior e 6 dos 18-34 anos com uma qualificação profissional inicial teriam passado algum tempo a estudar ou a formarem no estrangeiro a percentagem de licenciados (com idades compreendidas entre os 20 e os 34 anos, O que foi feito até agora Em 2014, a Comissão e os países da UE realizaram um exercício de avaliação para avaliar os progressos realizados desde a reunião conjunta de 2012 Informar e ajudar a preparar as próximas prioridades para a cooperação na educação a nível europeu. Foram recebidos os seguintes contributos: ET 2020 Relatórios nacionais ET 2020 avaliação independente pelo contratante Ecorys Fórum anual de educação, formação e juventude (9-10 de Outubro de 2014) Contributo das partes interessadas Com base nas conclusões do inventário, a Comissão Europeia propôs seis novas prioridades Para 2016-2020. O relatório conjunto da Comissão e dos Estados-Membros foi adoptado no Conselho de Educação de Novembro de 2015. Seu navegador não suporta a tag de vídeo. O que se segue O progresso dos indicadores de referência da UE é avaliado anualmente no Monitor de Educação e Formação. A Comissão Europeia eo Conselho da União Europeia chegaram a acordo sobre prioridades comuns no domínio da educação e da formação para 2020. O foco será agora a implementação efectiva dessas prioridades, nomeadamente através dos grupos de trabalho ET 2020. Mantenha-se informado sobre a cooperação da UE em matéria de educação e formação com o boletim informativo ET 2020 (disponível apenas em inglês). Saiba mais ET 2020 Educação e Formação balanço exercício: ET 2020 Relatórios Nacionais Contribuintes inputHow para desenvolver uma estratégia de formação Muitas vezes, a formação eo seu sucesso em uma organização é medida pelo número de sessões de formação dadas eo número de pessoas nos assentos. Isso representa inadequadamente o valor do treinamento em uma organização. O treinamento precisa focar em melhorar o desempenho atual em uma organização, bem como assegurar que os conjuntos de habilidades existem entre os funcionários para futuras competências exigidas pela organização. Abaixo está uma representação gráfica de todas as áreas de conteúdo abordadas neste artigo, a fim de responder à pergunta de como construir um projeto de treinamento e desenvolvimento organizacional. O que é uma estratégia de treinamento Uma estratégia de treinamento é uma forma de treinamento e desenvolvimento em uma organização que exige implementação para alcançar o sucesso. É um modelo que precisa apoiar a otimização do capital de recursos humanos na organização. É essencial que a estratégia de formação esteja alinhada com a estratégia das organizações e permita que a sua visão seja concretizada. Por que ter uma estratégia de treinamento Muitos pontos podem ser apresentados em favor de por que você precisa de um plano de formação. O mais atraente, porém, repousa nos resultados de um estudo recente de 3.000 empresas feito por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia. Eles descobriram que 10 das receitas - gasto em melhorias de capital, aumenta a produtividade em 3,9 gasto no desenvolvimento de capital humano, aumentou a produtividade por 8,5 Quais são os componentes Como são criados Uma estratégia projetada, mas não implementado é inútil A fim de trazer Sobre os melhores resultados para a estratégia de treinamento, os produtos ou serviços de treinamento precisam ser comercializados e promovidos manipulando o seguinte: Mantenha a formação de ponta e futuro focado. Certifique-se de que há transferência prática de aprendizado. Visão geral básica de vários modelos de planejamento estratégico Aprender planejamento estratégico sem incorrer em custos de viagem A série facilitando o planejamento estratégico do Consultants Development Institute fornece cursos virtuais e diversas ferramentas para download para aprender a facilitar o planejamento estratégico. Simultaneamente, você personaliza seu próprio Plano Estratégico relevante e realista e obtém um Certificado de Facilitação do Planejamento Estratégico. Secções deste tópico Incluir também Consulte os blogs das bibliotecas relacionadas a modelos de planejamento estratégico Além das informações nesta página atual, consulte os seguintes blogs que têm posts relacionados a Modelos de planejamento estratégico. Analise a página de blogs para ver vários posts. Veja também a seção QuotRecent Blog Postsquot na barra lateral do blog ou clique em quotnextquot perto da parte inferior de um post no blog. Escolha o melhor modelo - e personalize-o como você vai longitudinalmente Não há nenhum processo perfeito do planeamento estratégico, ou modelo, usar-se a mesma maneira todo o tempo com cada organização. Cada organização deve personalizar a melhor abordagem para se adequar à cultura de seus membros, a situação atual e em torno da organização, ea finalidade do seu planejamento. Esta página da Web descreve brevemente vários modelos diferentes de planejamento estratégico, juntamente com diretrizes básicas para a escolha de cada um. Não há um forte acordo entre os especialistas em planejamento estratégico quanto a quais abordagens são de fato 8220models8221 ou como cada um deles é melhor implementado. O objetivo desta página da Web é apresentar diferentes perspectivas e opções em relação ao planejamento estratégico para ajudar os planejadores a garantir que seus planos sejam os mais relevantes, realistas e flexíveis. Os planejadores podem selecionar o modelo mais adequado e, em seguida, modificá-lo para atender a natureza e as necessidades de sua organização. Por exemplo, diferentes organizações podem ter nomes diferentes para as diferentes fases e enfatizar certas fases mais do que outras no modelo. Este documento não inclui descrições detalhadas e orientações para implementar cada modelo. Esses estão disponíveis nos artigos e livros referenciados no tópico 8220Todos Sobre Planejamento Estratégico8221 na Free Management Library em managementhelp. org. Modelo Um - Planejamento Estratégico Convencional Este é o modelo mais comum de planejamento estratégico, embora não seja adequado para qualquer organização. É ideal para organizações que têm recursos suficientes para perseguir visões e metas muito ambiciosas, ter ambientes externos que são relativamente estáveis ​​e não têm um grande número de questões atuais para resolver. O modelo geralmente inclui as seguintes fases gerais: 1. Desenvolver ou atualizar a missão e, opcionalmente, visão e / ou declarações de valores. 2. Dê uma olhada em volta do exterior e um bom olhar dentro da organização, e talvez atualizar as declarações como resultado. 3. Como resultado deste exame, selecione as estratégias e / ou os objetivos plurianuais para alcançar a visão. 4. Em seguida, desenvolver planos de ação que especificam quem vai fazer o quê e por quando alcançar cada objetivo. 5. Identificar planos associados, por exemplo, pessoal, instalações, marketing e planos financeiros. 6. Organize os itens 1-3 em um Plano Estratégico e os itens 4-6 em um Plano Operacional de um ano separado. Modelo Dois - Planejamento Estratégico Baseado em Problemas Este modelo funciona melhor para organizações que têm recursos muito limitados, várias questões atuais e importantes a serem abordadas, pouco sucesso com a realização de metas ambiciosas e / ou muito pouca adesão ao planejamento estratégico. Usando o modelo convencional de planejamento estratégico para essas organizações é um pouco como se concentrar na visão de correr uma maratona e em decidir a rota detalhada e marcos - ao mesmo tempo, ter problemas cardíacos, pés ruins e não usar roupas. Este modelo pode incluir as seguintes fases: 1. Identificar 5-7 dos mais importantes problemas atuais enfrentados pela organização agora. 2. Sugerir planos de ação para tratar de cada questão nos próximos 6-12 meses. 3. Incluir essas informações em um Plano Estratégico. Depois que um plano baseado em questões foi implementado e as principais questões atuais são resolvidas, então a organização pode empreender o modelo convencional mais ambicioso. Muitas pessoas podem afirmar que o planejamento baseado em questões é realmente um planejamento de desenvolvimento interno, ao invés do planejamento estratégico. Outros argumentariam que o modelo é muito estratégico porque posiciona a organização para um planejamento de longo prazo mais bem-sucedido e mais futuro. Modelo Três - Planejamento Estratégico Orgânico O modelo convencional é considerado por algumas pessoas como sendo muito limitado e linear na natureza. Eles acreditam que a abordagem ao planejamento muitas vezes produz uma longa seqüência de atividades ordenadas para fazer, como se as organizações permanecerem estáticas e previsíveis enquanto todas essas atividades estão em andamento. Outras pessoas acreditam que as organizações são sistemas robustos e dinâmicos que estão sempre mudando, então um plano produzido a partir do planejamento convencional pode rapidamente se tornar obsoleto. Isso é verdade, especialmente se o planejamento se destina a atingir uma visão de longo prazo para muitas pessoas, por exemplo, para uma comunidade ou mesmo gerações de pessoas. O modelo orgânico baseia-se na premissa de que a visão de longo prazo é melhor alcançada por todos trabalhando juntos para a visão, mas com cada pessoa regularmente fazendo as ações que ele ou ela regularmente decide fazer em direção a essa visão. O modelo pode incluir as seguintes fases: 1. Com tantas pessoas como podem ser reunidas, por exemplo, da comunidade ou geração, articular a visão de longo prazo e talvez valores para trabalhar em direção à visão. 2. Cada pessoa deixa essa visão, tendo selecionado pelo menos uma ação realista que ele ou ela levará para a visão antes que o grupo se reuna novamente, por exemplo, em um mês ou dois. 3. As pessoas se reúnem regularmente para relatar as ações que tomaram eo que aprenderam com elas. A visão pode ser esclarecida durante essas reuniões. 4. Ocasionalmente, a visão e as listas de ações realizadas e previstas estão incluídas em um Plano Estratégico. Modelo Quatro - Planejamento Estratégico em Tempo Real Semelhante ao modelo orgânico de planejamento, este modelo é adequado especialmente para pessoas que acreditam que as organizações muitas vezes estão mudando muito rapidamente para que o planejamento detalhado a longo prazo permaneça relevante. Esses especialistas podem afirmar que o planejamento de uma organização deve ser feito de forma contínua ou em tempo real. O modelo de planejamento em tempo real é mais adequado, especialmente para organizações com ambientes muito rapidamente mudando fora da organização. 1. Articular a missão, e talvez a visão e os valores. 2. Designar os planejadores para pesquisar o ambiente externo e, como resultado, sugerir uma lista de oportunidades e ameaças à organização. 3. Apresentar as listas ao Conselho e a outros membros da organização para reflexão estratégica e discussões. 4. Logo após (talvez durante o próximo mês) atribuir planejadores para avaliar o funcionamento interno da organização e, como resultado, sugerir uma lista de pontos fortes e fracos na organização. 5. Apresentar estas listas para o Conselho e outros membros da organização para o pensamento estratégico e discussões, talvez usando uma análise SWOT para analisar as quatro listas. 6. Repita os passos 2 a 5 regularmente, por exemplo, a cada seis meses ou ano e documente os resultados em um Plano Estratégico. Modelo Cinco - Alinhamento Modelo de Planejamento Estratégico O principal objetivo deste modelo é assegurar um forte alinhamento das operações internas da organização com o alcance de um objetivo geral, por exemplo, aumentar a produtividade ou rentabilidade, ou integrar com sucesso um novo sistema multifuncional , Como um novo sistema de computador. As fases gerais deste modelo podem incluir: 1. Estabelecer a meta geral para o alinhamento. 2. Analisar quais operações internas estão mais diretamente alinhadas com a realização desse objetivo, e quais não são. 3. Estabelecer metas para alinhar mais eficazmente as operações para alcançar a meta geral. Métodos para alcançar os objetivos podem incluir modelos de gerenciamento de desempenho organizacional, por exemplo, Reengenharia de Processos de Negócios ou modelos de gerenciamento de qualidade, como os modelos TQM ou ISO. 4. Incluir essas informações no Plano Estratégico. Semelhante ao planejamento baseado em questões, muitas pessoas podem afirmar que o modelo de alinhamento é realmente planejamento de desenvolvimento interno, ao invés de planejamento estratégico. Da mesma forma, outros argumentam que o modelo é muito estratégico porque posiciona a organização para um planejamento de longo prazo bem mais bem-sucedido e futuro. Modelo inspirador de planejamento estratégico Este modelo é usado às vezes quando os planejadores se vêem como tendo muito pouco tempo disponível para o planejamento e / ou há alta prioridade em produzir rapidamente um documento do Plano Estratégico. As fases gerais deste modelo podem incluir: 1. Tentativa de reunir os membros da Diretoria e funcionários-chave em conjunto para o planejamento. 2. Comece por fantasiar uma visão altamente inspiradora para a organização - ou dando atenção à formulação na declaração de missão, especialmente para incluir palavras poderosas e pungentes. 3. Em seguida, brainstorm emocionante, metas de longo alcance para ainda mais eficazmente servir clientes e clientes. 4. Em seguida, inclua a visão e metas do Plano Estratégico. Embora este modelo possa ser altamente energizante, ele pode produzir um Plano que é muito pouco realista (especialmente para uma organização que já se esforça para encontrar tempo para o planejamento) e, como resultado, pode ser menos provável que faça um impacto estratégico sobre a organização E aqueles que serve. Muitos especialistas podem afirmar que esses planejadores estão confundindo o mapa (o documento do Plano Estratégico) com a jornada (o pensamento estratégico necessário). No entanto, poderia ser a única abordagem que geraria alguma discussão focada discussão e também um Plano que, caso contrário, não teria sido escrito. Para começar a personalizar sua abordagem ao planejamento estratégico. Para começar a personalizar sua abordagem ao planejamento estratégico, incluindo o modelo a ser escolhido, consulte Always First Do quotPlan for a Planquot Para a categoria de Planejamento Estratégico: Para completar seu conhecimento sobre este tópico da Biblioteca, você pode querer rever alguns tópicos relacionados, disponíveis Do link abaixo. Cada um dos tópicos relacionados inclui recursos gratuitos on-line. Além disso, analise os livros recomendados listados abaixo. Eles foram selecionados por sua relevância e natureza altamente prática. Livros recomendados para fins lucrativos Os seguintes livros são recomendados por causa de sua natureza altamente prática e muitas vezes porque eles incluem uma ampla gama de informações sobre este tópico Biblioteca. Para obter mais informações sobre cada livro, basta clicar na imagem do livro. Além disso, uma bolha de informações pode ser exibida. Você pode clicar no título do livro nessa bolha para obter mais informações, também. Nonprofit-Specific Field Guide to Nonprofit Strategic Planning and Facilitation de Carter McNamara, publicado pela Authenticity Consulting, LLC. Orientações passo a passo para personalizar e facilitar planejadores para implementar o melhor processo de planejamento estratégico para atender a natureza particular e necessidades de sua organização sem fins lucrativos. Este é um dos poucos livros, se houver, que explica como realmente facilitar o planejamento. Inclui muitos formulários on-line que podem ser baixados e usados ​​por planejadores. Muitos materiais neste tópico da Biblioteca sobre planejamento estratégico são adaptados a partir deste livro. Os seguintes livros são recomendados por causa de sua natureza altamente prática e muitas vezes porque eles incluem uma ampla gama de informações sobre este tópico da Biblioteca. Para obter mais informações sobre cada livro, basta clicar na imagem do livro. Além disso, uma bolha de informações pode ser exibida. Você pode clicar no título do livro nessa bolha para obter mais informações, também. Veja também para os ProfitsFuturasO que é Estratégia Saiba sobre os três níveis de estratégia, neste vídeo. Você provavelmente ouviu o termo estratégia de negócios usado no local de trabalho. Mas o que é estratégia, exatamente E você está ciente de que você precisa de diferentes tipos de estratégia em diferentes níveis dentro de sua organização Neste artigo, estavam olhando para algumas definições comuns de estratégia. Bem se concentrar em três níveis estratégicos estratégia empresarial ndash, estratégia de unidade de negócios e ndash estratégia da equipe e bem olhar para algumas das ferramentas principais e modelos associados a cada área. Definir Estratégia A estratégia tem sido estudada por anos por líderes empresariais e por teóricos de negócios. No entanto, não há nenhuma resposta definitiva sobre o que realmente é a estratégia. Uma razão para isso é que as pessoas pensam sobre a estratégia de diferentes maneiras. Por exemplo, algumas pessoas acreditam que você deve analisar o presente com cuidado, antecipar as mudanças em seu mercado ou indústria e, a partir deste plano, como você vai ter sucesso no futuro. Enquanto isso, outros acham que o futuro é muito difícil de prever, e eles preferem desenvolver suas estratégias organicamente. Gerry Johnson e Kevan Scholes, autores da Exploring Corporate Strategy, dizem que a estratégia determina a direção e o escopo de uma organização a longo prazo e dizem que ela deve determinar como os recursos devem ser configurados para atender às necessidades dos mercados e das partes interessadas. Michael Porter, especialista em estratégia e professor da Harvard Business School, enfatiza a necessidade de estratégia para definir e comunicar uma posição única das organizações e diz que ela deve determinar como os recursos, habilidades e competências organizacionais devem ser combinados para criar vantagem competitiva. Embora sempre haja algum elemento evoluído da estratégia, na Mind Tools, acreditamos que o planejamento para o sucesso no mercado é importante e que, para aproveitar plenamente as oportunidades abertas a elas, as organizações precisam antecipar e se preparar para o futuro em todos os níveis. Por exemplo, muitas organizações bem-sucedidas e produtivas têm uma estratégia corporativa para guiar o quadro geral. Cada unidade de negócio dentro da organização, em seguida, tem uma estratégia de unidade de negócios, que seus líderes usam para determinar como eles vão competir em seus mercados individuais. Por sua vez, cada equipe deve ter sua própria estratégia para garantir que suas atividades cotidianas ajudam a mover a organização na direção certa. Em cada nível, porém, uma definição simples de estratégia pode ser: Determinar como vamos ganhar no período que se avizinha. Bem, agora olhar mais profundamente em cada nível de estratégia ndash corporativa, unidade de negócios e equipe. Estratégia Corporativa Nos negócios, a estratégia corporativa refere-se à estratégia global de uma organização composta por múltiplas unidades de negócios, operando em múltiplos mercados. Ele determina como a corporação como um todo suporta e aumenta o valor das unidades de negócios dentro dele e ele responde à pergunta: Como estruturar o negócio global, de modo que todas as suas partes criam mais valor juntos do que eles individualmente As corporações podem fazer Isto através da construção de fortes competências internas, através da partilha de tecnologias e recursos entre unidades de negócio, através do aumento de capital de forma rentável, através do desenvolvimento e consolidação de uma forte marca corporativa, e assim por diante. Assim, nesse nível de estratégia, estavam preocupados com pensar como as unidades de negócios dentro da corporação deveriam se encaixar e entender como os recursos deveriam ser implantados para criar o maior valor possível. Ferramentas como Porters Generic Strategies. O Boston Matrix. A Matriz ADL ea Análise VRIO ajudarão com este tipo de análise e planejamento de alto nível. O projeto das organizações é outro importante fator estratégico que precisa ser considerado neste nível. Como você estrutura seu negócio, seu pessoal e outros recursos ndash todos estes afetam a vantagem competitiva e pode apoiar seus objetivos estratégicos. Encontrando este artigo útil Você pode aprender outras 134 habilidades de estratégia, como esta, juntando o clube das ferramentas da mente. Estratégia de Unidade de Negócio Estratégia no nível de unidade de negócio está preocupado em competir com sucesso em mercados individuais, e aborda a questão: Como ganhamos neste mercado No entanto, esta estratégia precisa ser ligada aos objetivos identificados na estratégia de nível corporativo. Análise competitiva, incluindo a coleta de inteligência competitiva. É um ótimo ponto de partida para desenvolver uma estratégia de unidade de negócios. Como parte disto, é importante pensar sobre suas principais competências. E como você pode usá-los para atender às necessidades de seus clientes da melhor maneira possível. A partir daí você pode usar a USP Analysis para entender como fortalecer sua posição competitiva. Você também vai querer explorar suas opções para criar e explorar novas oportunidades. Porters Cinco Forças é uma ferramenta indispensável para este processo, enquanto uma análise SWOT irá ajudá-lo a compreender e abordar as oportunidades e ameaças em seu mercado. Para empresas menores, a estratégia corporativa e de negócios pode se sobrepor ou ser a mesma coisa. No entanto, se uma organização está competindo em diferentes mercados, então cada unidade de negócios precisa pensar sobre sua própria direção estratégica. É importante, no entanto, que cada estratégia de unidades de negócios esteja alinhada com a estratégia geral da corporação, particularmente onde a marca corporativa é importante. Sua estratégia de unidade de negócios provavelmente será o nível de estratégia mais visível dentro de cada área de negócios. As pessoas que trabalham dentro de cada unidade devem ser capazes de estabelecer ligações directas entre esta estratégia eo trabalho que estão a fazer. Quando as pessoas entendem como podem ajudar sua unidade de negócios a vencer, você tem a base para uma força de trabalho altamente produtiva e motivada. Como tal, é importante ter uma definição clara das unidades de negócios missão, visão e valores. Estratégia da Equipe Para executar suas estratégias corporativas e de unidades de negócios com sucesso, você precisa de equipes em toda a sua organização para trabalhar em conjunto. Cada uma dessas equipes tem uma contribuição diferente para fazer, o que significa que cada equipe precisa ter sua própria estratégia de nível de equipe, por mais simples que seja. Esta estratégia de equipe deve levar diretamente à realização de unidades de negócios e estratégias corporativas, o que significa que todos os níveis de estratégia de apoio e melhorar uns aos outros para garantir que a organização é bem sucedida. Isto é onde é útil definir o propósito e os limites das equipes usando, por exemplo, uma carta de equipe e gerenciá-la usando técnicas como Gerenciamento por Objetivos e uso de indicadores-chave de desempenho. Você precisa estar trabalhando eficientemente para alcançar os objetivos estratégicos que foram estabelecidos em níveis mais altos da organização, portanto, um elemento importante da sua estratégia de equipe é implementar melhores práticas para ajudar sua equipe a atingir seus objetivos. Atividades que otimizam a gestão de fornecedores. qualidade . E excelência operacional também são fatores importantes na criação e execução de uma estratégia de equipe eficaz. Pontos Chave Estratégia pode ser difícil de definir, mas uma boa definição é: Determinar como vamos ganhar no período que se avizinha. Nos negócios existem diferentes níveis de estratégia. Cada um deles tem um foco diferente, e precisa de diferentes ferramentas e habilidades. A estratégia corporativa focaliza a organização como um todo, enquanto a estratégia da unidade de negócios se concentra em uma unidade de negócios ou mercado individual. Finalmente, a estratégia da equipe identifica como uma equipe ajudará a organização a atingir suas metas e objetivos gerais. Nosso artigo Developing Your Strategy apresenta uma abordagem passo-a-passo de senso comum para o desenvolvimento de estratégias, que você pode aplicar ao desenvolvimento de uma estratégia corporativa, de unidade de negócios ou de equipe. Você também pode descobrir mais sobre o desenvolvimento da estratégia, tendo a nossa Essential Strategy Bite-Size Trainingtrade sessão. Este site ensina-lhe as habilidades que você precisa para uma carreira feliz e bem sucedida e esta é apenas uma das muitas ferramentas e recursos que você encontrará aqui em Mind Tools. Subscreva a nossa newsletter gratuita. Ou junte-se ao Mind Tools Club e realmente supercarregar sua carreira

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